Eficiência energética

Eficiência energética consiste no máximo aproveitamento da energia, havendo um melhor desempenho na produção de um serviço com um menor gasto de energia aliado a uma utilização racional da energia gerada. Dentre as diversas formas de energia existentes, aquelas que são mais relevantes são as que são colocadas a disposição de consumidores, sendo importante para a realização de muitas tarefas, como a eletricidade, o álcool, o óleo diesel, gás natural etc.


Muitos são os desperdícios de energia ocorridos devido a falta de atenção com esse assunto e a utilização inadequada de aparelhos e sistemas. Dentre os desperdícios mais comuns e que poderiam ser evitados estão:


-Lâmpada acesa em cômodos onde ninguém esteja fazendo uso dela

-Veículo parado no engarrafamento

-Abrir a porta da geladeira por um longo período de tempo sem necessidade

-Banhos demorados

- Chuveiro aberto enquanto estiver ensaboando

-Tv ligada quando não estiver ninguém prestando atenção

-Acender lâmpadas durante o dia

-Acumulo de sujeira em filtros do ar condicionado

-Portas e janelas abertas quando o ar condicionado estiver funcionando

-Ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo

Para incentivar a diminuição de desperdícios, o governo federal criou em 1985 o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), onde foi elaborado o Selo Procel, que orienta o consumidor na compra de produtos, sinalizando aqueles que possuem uma melhor eficiência energética, então uma ótima maneira de evitar desperdícios, é ficar atento a esses selos na hora da compra de um produto, sendo também uma ótima maneira de estimular a criação de novas tecnologias que atendam cada vez mais a esse quesito.


Muitas inovações surgiram para uma maior eficiência energética. Na iluminação, temos a criação de lâmpadas LED (possui uma vida útil maior) tendo uma eficiência de 32%, enquanto uma incandescente possui uma eficiência de 8%. Além disso, houve também a otimização de motores, economizando de 20% a 30% de energia em relação a um motor tradicional, havendo mais economia de energia elétrica.