ENDOMARKETING


Engana-se quem pensa que o marketing preocupa-se apenas com o cliente externo de uma empresa. O endomarketing é uma das áreas estratégicas do marketing e é voltado ao público interno de corporações, integrando os setores de recursos humanos e marketing da organização. Definido como “Marketing Interno das Organizações” por Philip Kotler, considerado pelo Management Centre Europe um dos maiores especialistas na prática do marketing e autor de vários livros na área, o endomarketing tem como principal função atrair e envolver o cliente interno, ou seja, o próprio funcionário, originando resultados positivos para a empresa.
Mas como o endomarketing contribui para a obtenção de bons resultados em uma corporação? Uma vez que funcionários de uma empresa são propagadores de sua marca e seus serviços, uma imagem negativa ou uma informação errada passada por eles pode afetar todo o andamento de um projeto. Analogamente, se os funcionários estão alinhados com a empresa, o sucesso nos projetos e vendas torna-se maior.
Sendo assim, o endomarketing atua de forma a orientar seus colaboradores como funcionam os serviços da empresa em que trabalham, envolvendo e valorizando o trabalho dos funcionários e orientando-os no atendimento ao cliente. Mostrando ao funcionário a importância da empresa e sua importância dentro dela, tem-se uma melhora na qualidade do ambiente de trabalho.
O endomarketing é um elemento propulsor do sucesso nas empresas. A confiança dos colaboradores e do cliente é uma consequência dele.