" />

Enter your keyword

Indústria 4.0

Indústria 4.0

Indústria 4.0

Se você já se perguntou, como posso deixar minha indústria mais eficiente? Como posso fazer com que as informações não se percam? Como posso automatizar ainda mais minha indústria? Está na hora de se adaptar aos padrões das indústrias 4.0.

Como sei que devia rever meus meios de produção?

  • Informações são perdidas durante o processo produtivo;
  • Máquinas ficam paradas, assim gerando queda nos lucros;
  • Pouca precisão nas ordens de produção;
  • Matéria prima é perdida;
  • Sem dados em tempo real da linha de produção;

Estas são as maiores dificuldades enfrentadas pelas indústrias atualmente e algumas consequências são facilmente evitáveis. Pensando nisso, esse post vem apresentar um pouco de indústria 4.0 e como empresas estão trabalhando com isso para gerar lucros.

Mas afinal, o que seria uma indústria 4.0?

É um novo conceito que teve seu primeiro aparecimento no projeto do Governo Alemão envolvendo alta tecnologia. Eles visavam automatizar a produção utilizando principalmente a tecnologia de informação.

Em pouco tempo esse conceito se espalhou para o mundo e hoje as maiores empresas globais já contam com sistemas de produção inteligentes.

Internet das coisas (IoT), Big Data e segurança nos sistemas de informação são os pilares dessa nova revolução industrial.

Quais os principais pontos da indústria 4.0?

  • Conectividade

Com o advento da indústria 4.0 os objetos físicos de uma fábrica ficaram, de certa maneira, mais conectados e com uma comunicação constante com o usuário. Isso graças a internet das coisas (Internet of Things – IoT). Essa conexão é possível graças a sensores e softwares que transmitem dados em tempo real.

Praticamente qualquer objeto pode possuir algum tipo de conectividade com a internet das coisas, desde maquinários dentro de uma linha de produção, até utensílios domésticos como geladeiras, relógios e celulares. Essa comunicação trabalha principalmente para deixar nossas vidas mais fáceis, evitam a perda de dados e informação, aumentam nossa produção e praticidade em geral.

 

 

  • Dados

Ao falar sobre indústria 4.0, não podemos deixar de falar sobre Big Data. Toda a conectividade entre equipamentos e pessoas gera um número imenso de dados, esses dados dão armazenados, distribuídos, analisados e utilizados regulamente, com uma velocidade impressionante.

A importância da big data não está em quanto dado se possui, mas em como esses dados são utilizados.  Dados bem utilizados geram redução de custos, otimização de tempo, tomada de decisões inteligentes e criação de protótipos e produtos inovadores.

  • Segurança

Um dos principais objetivos da indústria 4.0 é trazer mais segurança e confiabilidade nos equipamentos de uma indústria. Problemas como falhas técnicas ou engasgos em um único maquinário na linha de produção pode gerar um atrasa significativo de toda a produção, assim gerando prejuízos para a indústria.

Vários sistemas de monitoramento de máquinas, alinhados com sensores de precisão, estão conseguindo identificar um erro no maquinário antes que ele se torne crítico, ou até mesmo prever esses erros e avisar o operador que determinado componente precisa ser trocado ou concertado. Uma tecnologia similar a telemetria utilizada na fórmula 1, entretanto não seria por ondas de rádio e sim por comunicação Wi-fi.

Precisão é outro fator decisivo, principalmente no apontamento, pois erros manuais passam a ser evitados visto que o controle da máquina é feito inteiramente por meio virtual, também possibilita o controle em tempo real da fábrica e suas máquinas ao invés de apenas quando o apontador coloca os dados no sistema.

 

Mudanças causadas pela indústria 4.0

A indústria 4.0 irá causar um grande impacto no meio industrial e no mundo dos negócios. Cada vez mais os clientes estão mais exigentes pois querem mais qualidade, velocidade e conforto nas soluções e produtos comprados. Empresas necessitam atualizar seus meios de produção para atender as novas exigências. Produtos personalizados também estão se tornando cada vez mais comuns com os novos padrões de serviços.

Desenvolvimentos nas áreas de T.I., obtenção e análise de dados, comunicação máquina-máquina e comunicação máquina-usuário, produção flexível, inteligência artificial e tomadas inteligentes de decisão são mais alguns das muitas vantagens que a indústria 4.0 trará.

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.