" />

Enter your keyword

Otimização de Processos

Otimização de Processos

Otimização de Processos

Em um mundo empresarial cada vez mais competitivo, produzir mais gastando menos se tornou um constante desafio. Empresas procuram melhorar constantemente seus processos para resultar em uma redução de custos e uma maior eficiência nas operações. Não importa quantos investimentos sejam feitos e nem quanto esforço é empregado, uma produção ineficiente nunca irá trazer os melhores resultados que a empresa tem capacidade de obter. Por isso, se a otimização dos processos é realizada, traz à empresa redução de custos, de tempo, de dinheiro e até mesmo de operações. Assim, o objetivo da otimização é reduzir e eliminar desperdícios de tempo e recursos, gastos desnecessários, gargalos e erros.

COMO REALIZAR A OTIMIZAÇÃO DE UM PROCESSO ? 

– IDENTIFIQUE SEU PROCESSO

Primeiro deve-se ter conhecimento total sobre o que é o processo que se quer otimizar, sabendo qual seu objetivo final, onde ele começa e onde termina, quais atividades o compõem e que pessoas estão envolvidas.

– REPENSE

O processo deve ser mapeado, detalhando como os passos são executados, para através dessas informações basear uma maneira de gerar a otimização. Deve-se pensar se existe uma forma de melhorar o processo, entendendo bem como ele é conduzido, sabendo a quantidade e a finalidade do material usado, o tempo gasto com o processo e o tempo perdido corrigindo erros e em qual etapa o processo demora mais do que deveria. Tendo tudo isso em mãos, pode-se começar a avaliar tudo o que é feito e assim identificar as possibilidades de mudança e as necessidades de melhoria como, por exemplo, processos que antes pareciam ser imprescindíveis, nota-se que são dispensáveis. E com isso, define-se uma nova maneira de executar o processo.

– IMPLEMENTE MELHORIAS 

Tendo todos os dados identificados, e o novo método de processo definido, é hora de implementar. Todos as pessoas, de todas as áreas envolvidas, devem seguir o novo processo, o qual deverá ser constantemente checado para realizar um comparativo e ver se realente
houve melhorias e caso contrário, entender o que não funcionou para ir consertando e melhorando sempre o processo.
A otimização é um processo que precisa de monitoramento constantemente, já que o crescimento da empresa está fortemente ligado com o contínuo melhoramento das suas atividades. É um processo cíclico, ou seja, se realizado uma vez não apresentará uma solução realmente duradoura, mas se fizer parte da cultura da empresa, trará resultados cada vez melhores em relação à produtividade, corte de gastos, redução de desperdícios e maior qualidade, tudo isso em níveis que antes nem eram imagináveis.

ENTRE EM CONTATO

Contato

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.